Helena Tannure - Chá das Quatro - Saúde Mental

Helena Tannure - Chá das Quatro - Saúde Mental Começa agora mais um chá das quatro e hoje falando sobre um assunto importantíssimo saúde mental feminina então não sai daí já estamos no ar e para falar desse assunto hoje no estúdio Priscila e Isa nossas queridas apresentadoras do chá bem-vindas meninas hoje a gente está falando que bom que a gente tá aqui viu Helena porque esse.

Helena Tannure - Chá das Quatro - Saúde Mental

Assunto interessa a todos nós de saúde mental fundamental né saúde mental fundamental vamos conhecer a quarta integrante do chá das quartas de hoje Marjorie Novais é médica psiquiatra atua como professora do internato de saúde mental da faculdade de medicina médica voluntárias no Brasil e no exterior antes de se especializarem psiquiatria.

Trabalhou dois anos na atenção básica à saúde com pós-graduação em medicina de família e comunidade Marjorie é cristã e apaixonada por cuidar de pessoas e servir a Deus com exercício da psiquiatria seja bem-vinda Marjorie muito obrigada muito bom fique com a gente para falar desse assunto tem o Dr Ismael sobrinho há uns anos atrás ele tava dando uma palestra na Lagoinha e ele falou com todas as letras fala assim olha se o seu.

Se o seu filho está indeciso sobre sobre a decisão fala para ele para fazer medicina com especialização psiquiatria porque os tempos vindouros vão vão demandar e olha que a gente não tinha entrado na pandemia e na pandemia os psicólogos e psiquiátricos e psiquiatra já diziam que a gente ia ter um bom de necessidade é uma demanda da necessidade da saúde mental né e a gente tá vendo só hoje muitas pessoas Às vezes as pessoas estão assistindo eu não tenho problema.

Nenhum né gente é de alguma forma essa pandemia de alguma forma ela nos afetou Sim todos nós todos nós estamos vivendo a reverberação de um Templo de reclusão um tempo em que muitos de nós perdemos pessoas queridas um tempo de mudança né de paradigmas de pensamento de modo de vida de valores tudo sofreu um Abalo e algumas coisas tiveram que se.

Reorganizar e outras ainda estão se reorganizando como é que a gente pode saber Marjorie que a gente está com uma demanda a mais na nossa saúde mental é inevitável a gente saber Puxa vida depois da pandemia eu tô eu me sinto mais pressionada eu me sinto mais entristecida às vezes eu me pego triste sem ter um motivo mas tem gente que tá realmente na beirada de uma de um surto de um de um enfim de um.

Episódio como é que a gente pode identificar isso eu tô prestes a ter um episódio sério porque as pessoas entram por exemplo no borderline por exemplo e fala assim não mas aconteceu de repente não aconteceu de repente os sinais vão sendo emitidos e a gente vai ignorando os sinais como é que a gente pode perceber que a nossa saúde mental pode estar ameaçada Bom primeiramente eu queria agradecer o convite para mim é um prazer tá aqui com vocês falando de um tema que eu gosto muito que a saúde mental né E.

Principalmente a saúde mental da mulher eu acredito que né o nosso corpo ele vai dando assim vários sinais né quando a gente começa a perceber que a gente está saindo da nossa normalidade já é um sinal o que que seria isso quando eu começo por exemplo a ter dificuldade para pegar no sono quando meu sono eu já não é aquele sono que eu.

Durmo a noite toda e acorda descansado parece que eu acordo e não dormi nada ou então eu começo a acordar no meio da noite quando eu tenho alteração do apetite quando eu começo a sentir por exemplo Às vezes você tá muito muito tenso começa a ter dores musculares com frequência uma pergunta essa alteração de apetite é tanto para mais quanto para menos tanto para mais falta de apetite ou muito apetite isso tem pessoas por exemplo que ficam em períodos de maior.

Ansiedade elas não comem nada acabam até perdendo peso né E já outras pessoas comem para mais né como se fosse uma válvula de escape mesmo né então quanto mais ansioso ou quanto mais para baixo quanto mais sobrecarregado ele vai querer recompensar aquele cansaço aquela sobrecarga na comida né a comida nas redes sociais e outras coisas que nos dão prazer né então a gente vê disfunção.

Por exemplo na nossa família quando a gente começa a perder a paciência dentro de casa muitas né o esposo com a esposa ou então a mãe com os filhos era aquela mãe que tinha paciência com as crianças e tudo começa a estourar ou o pai que era tranquilo começa a perder a calma pessoas que às vezes não fazem um abuso de substâncias começam de certa forma a aumentar o.

Consumo de substância são sinais a gente que começa a beber né Por exemplo antes eu tomava uma taça de vinho agora uma só me satisfaz eu preciso demais Exatamente é uma vez eu vi uma frase que diz Todo o excesso oculta alguma falta né E então esses são sinais de que a gente pode estar adoecendo mentalmente é isso sim e também perceber né que quando por exemplo as pessoas que convivem conosco elas vão nos dar um toque.

    Eu tô te achando mais para baixo eu tô te achando ou então tô te vendo Sempre

    Né se tá com semblante mais cansado ou às vezes a pessoa né começa a se isolar não quer sair mais de casa e então normalmente o núcleo familiar Ou usar amigos próximos ou alguém até do trabalho normalmente percebe e te dá um toque né E às vezes nós somos resistentes né em aceitar a ajuda em aceitar opinião de alguém nem falar por.

    Que que você não procura uma ajuda eu tô te achando diferente né nesse aspecto etc e então o adoecimento mental ele ele vai se estabelecer quando eu tenho uma alteração na minha funcionalidade Ou seja eu vou ter um prejuízo se eu faço faculdade ou ter um prejuízo na faculdade Se eu trabalho fora Provavelmente meu desempenho no trabalho não vai estar muito legal de alguma forma muitas vezes a pessoa que.

    Tá ali sobrecarregado ou com um quadro né de ansiedade depressão que seja ou insônia vai às vezes vai chegar atrasado do trabalho começar a faltar o trabalho é um salve Alerta Então tem que a gente ver assim a saúde mental como um todo né então quando aquilo começa a influenciar a sua funcionalidade você começa a ter prejuízos em várias áreas da sua vida né social familiar no trabalho etc Aí sim a gente começa a.

    Ficar preocupado né a gente percebe que provavelmente ali já tá se estabelecendo um transtorno quando a gente então percebe a um ou mais desses sinais que você pontuou pra gente né é uma alteração nas reações no apetite no sono na vida social Às vezes tem uma tendência de se isolar né não quero ver gente não quero não quero estar com ninguém quero ficar só esse sensação de querer ficar se isolando e tudo essas são esses são sintomas.

    Sim e você acha que o que impede porque muita gente tá sentindo esses sintomas tá vendo que tá acontecendo ignora os sinais e só vão procurar um profissional da Saúde Mental depois que estourou a bomba aconteceu uma coisa radical um surto aí a pessoa aí a família se atenta você acha que essa esse adiamento de buscar por um profissional ainda é preconceito vocês acham gente de uma forma geral vocês acham que a gente.

    Ainda lida com preconceito mesmo a gente falando bastante sobre é tão Óbvio para mim se eu tô com uns arritmia cardíaca o meu coração tá disparando ou eu sinto uma sensação de que tem um aperto no peito imediatamente eu vou marcar uma consulta no cardiologista exatamente se eu tenho uma dor né que se insiste ali no Meu tornozelo Vou marcar um ortopedista para dar uma olhada que que tá acontecendo agora com a saúde mental as pessoas tratam como se fosse coisa ou.

    Espiritualiza uma coisa que é física né OK eu eu como Cristã eu entendo que as doenças a doença mental emocional ele pode ser uma uma brecha vamos dizer assim para que o mal se aproveite daquilo né então pensamento Suicidas e tudo se instalam por causa de uma de uma vulnerabilidade mental mas as pessoas elas tendem a espiritualizar algo que é físico às vezes estão faltando substâncias.

    Fundamentais no cérebro precisa de um acompanhamento psicológico se você não tá conseguindo lidar com perdas lidar com danos emocionais abandono traição tantas coisas que podem nos afligir e eu enxergo claramente Deus equipou a ciência Deus Deus sabedoria o homem porque ele sabe das encrenca que a gente ia se meter gente como seres humanos então ele mesmo já proveu o escape através dos Profissionais de Saúde mas.

    Embora isso esteja sendo muito falado ultimamente e a gente inclusive começou a vivenciar os extremos né suicídios de pastores e tudo então a gente viu gente sério tirando a própria vida a gente que ama Jesus tirando a própria vida e a gente espera aí espera aí vamos reavaliar a gente tem que aprender com alguma coisa né mas ainda assim a gente tá esbarrando no preconceito ainda eu acho que ainda ainda é a falta de a gente fala muito mas ainda falta informação ainda falta chegar a gente quando a gente fala muitas vezes a gente tá aqui no nosso contexto a Helena.

    Também viaja muito tem tem igrejas que tem acesso a mais informação tem uma

    Abertura maior para isso né Mas é interessante a gente pensar que que eu tô falando aqui para pessoas cristãs a maioria das pessoas dos cristãos não estão nas grandes igrejas estão nas nas comunidades locais ali espalhadas que são dezenas de milhares de cidades pequenas né então às vezes falta ainda chegar nessa ponta nessas informações porque por muitos anos a gente realmente foi colocado na conta do diabo né esse.

    Tipo de coisa foi colocada na conta do diabo Então continua sendo por ainda boa parte dos cristãos e a gente realmente precisa falar que bom que a gente está fazendo esse programa né Que bom que a gente está falando sobre isso para chegar aonde puder chegar e o preconceito ele existe eu acho que por tudo isso querendo falou por isso que eu tô falando também é uma coisa também que a gente pode pode pensar é a gente não se olha muitas vezes a gente não olha para si a gente demora para olhar para a.

    Gente mesmo sabe é Principalmente quando a gente vai falar dessa saúde mental da mulher porque uma mulher normalmente a gente se coloca sempre em último lugar e aí entra duas coisas que eu acho que é bem típico de mulher também uma é essa mulher que Mulher Maravilha né ela dá conta do marido da conta do filho ou às vezes ela não é casada não mas às vezes ela é a filha que dá conta da mãe da conta da Avó eu conheço muitas mulheres que não são casadas mas são rimos de família e que dão conta de toda a.

    Estrutura da casa é o homem da casa ali né Então essa mulher que não tem nem tempo para ficar ruim sim fisicamente nem psicologicamente então a gente sempre acha que a gente dá conta dos outros a gente vai dar conta dos nós e tem um outro caso que eu acho também é que eu acho que tem um grupo também de mulheres que se divitiza muito em cima de algumas situações também não quer procurar porque também não quer resolver então eu acho que tem a gente tem que são os extremos aqui né então tem o extremo da não não cuidado da.

    Religiosidade então assim eu não vou por causa disso você tem o extremo do da pessoa que gosta de ficar naquele lugar assim na intenção isso fica naquele lugar ali e aí Ela utiliza daquilo ai porque porque eu estou sobrecarregada porque eu estou cansada ela não quer resolver um problema que ela está vivenciando Ela quer ficar naquele lugar com aquele peso todo porque assim ela tem a atenção às vezes né de quem tá perto né então eu acho que são os lugares é bem bem extremos que às.

    Vezes a gente tem também e se a gente pensar também até essa pessoa que tem toda essa questão de se colocar no lugar talvez de vítima né de estar sempre sobrecarregado sempre reclamando Essa pessoa provavelmente também tem um sofrimento tem uma origem para isso também se a gente for investigar fundo provavelmente essa pessoa também teve ali Talvez uma falta de atenção ali na infância no.

    Desenvolvimento dela não teve sentimentos dela e ela cresceu talvez com uma imaturidade ali nas emoções e talvez a única forma que ela tem de receber o afeto é por meio de mostrar mesmo que que necessita dele né tipo assim chamar atenção de alguma forma então até a própria vamos dizer assim a própria valorizar são do adoecimento é uma forma de doença também vamos colocar uma outra uma outra mulher uma outra conversa nessa mulher.

    Vamos falar com a psicóloga rainha e raro e Raine Olá tudo bem querida tudo bem muito feliz de estar aqui com vocês muito grata por essa oportunidade nós também você tá ouvindo nossa conversa não tá Raiane bom a gente tá falando aqui dessa necessidade que a gente tem de entender os sinais que a gente tá vivendo uma vez que a gente percebe que a gente tá tá percebendo uma vez que a gente.

    Percebe os sinais desse adoentamento emocional mental Através disso que que a Marjorie falou para a gente né a gente viu que tem alterações no sono alterações no morro alterações no apetite e tal qual que é a primeira decisão que a gente tem que tomar procurar um psicólogo um psiquiatra acredito né que é muito importante qualquer tipo de ajuda nessa questão né tanto o psicólogo como o psiquiatra ele vai saber te orientar para ter os.

    Cuidados adequados com a saúde mental na verdade também eu acabo sugerindo né dependendo do caso para muitos pacientes que tenham uma procura primeiramente pelo psicólogo também para entender de fato essa questão como que está a saúde mental se necessariamente precisa ali já de uma medicação ou se muitas vezes no processo terapêutico já consegue solucionar.

    Algumas das questões e às vezes não às vezes realmente nas primeiras sessões da terapia nós como psicólogos Já percebemos que o paciente tem ali uma dificuldade uma disfuncionalidade então é sim depois né ter esse encaminhamento para o psiquiatra para que também haja um atendimento né um tratamento direcionado a isso mas acredito né que a primeiro momento né quando a pessoa está.

    Muito sem opções às vezes Em alguns momentos talvez qualquer um dos dois profissionais que ela encontrar é que cuide dessa saúde mental já vai conseguir dar um bom direcionamento para ela pode falar isso não eu só queria perguntar esse auxílio profissional e a gente sabe que existem tempos para que esse acompanhamento exista mas tem pessoas que realmente estendem por muito tempo esse acompanhamento existe é um momento.

    Aonde o remédio já não é mais bom aonde um acompanhamento de um psicólogo ou um psiquiatra ele ele também não é mais sa udável entende onde eu quero chegar entendo isso depende muito de caso para caso né porque porque às vezes a gente observa que tem alguns pacientes que Em algumas situações eles ancoram no psicólogo né tomadas de decisões dependência por quê Porque as pessoas.

    Também projetam na relação do psicólogo questões delas pessoais e até transferenciais com outras pessoas que elas vivem no dia a dia então isso é tem que ser avaliado de cada caso é claro a terapia é muito importante Vai de cada abordagem né tem algumas abordagens dentro da Psicologia que você normalmente vai para solucionar ali uma questão problema então até o psicólogo.

    Às vezes ele vai traçar um caminho com você com uma quantidade de sessão de repente ele vai sentindo ali que que você já está mais confiante seguro diante daquele problema e aí ele vai pensando numa possível alta mas tem outras abordagens né como a que eu atuo que no caso é psicanálise a gente já não enxerga os sintomas apenas como um problema então a gente vai entender o.

    Que tá por trás daquele sintoma né que são muitas questões às vezes envolvidas com a nossa infância com o nosso com a nossa história com com a nossa trajetória E com isso requer um tempo de terapia um pouco maior né a gente encontra também pacientes que eles encontram na terapia Aquele momento que não é só para resolver problemas que não é só para resolver ali algum.

    Transtorno psicológico não Eles encontram ali mesmo como momento de autoconhecimento um momento que eles se sentem à vontade de ter alguém para ouvir alguém para para poder acolher né sem julgamento então isso vai muito de caso para casa né mas quando a gente vê que às vezes a terapia pode estar trazendo ali uma Âncora que pode estar prejudicando aquele paciente é algo que precisa ser conversado dentro do processo terapêutico para ajudá-lo a.

    Entender isso perfeito Rayane Muito obrigado pela sua participação foi esclarecedor para gente e a gente espera que você continue sendo uma ferramenta de Deus aí para ajudar muitas pessoas tá bom querida muito obrigada beijo para você tchau tchau o Marjorie é importante que pela fala da rainha e a gente também percebe que e pela minha própria vivência Eu já vi que o psicólogo ele sempre trabalha em parceria quando ele vê a necessidade do.

    Uso de um medicamento Ele trabalha ele passa a trabalhar em parceria com psiquiatra que é quem tem a competência para indicar o medicamento né Vamos parar gente de demonizar o remédio também ok para de demonizar o remédio porque se o médico mandar você tomar remédio para arritmia você vai tomar Então para de demonizar agora é claro que tem o seu tempo de necessidade tem um jeito certo de fazer o desmame não para de qualquer jeito não pode usar em determinados caso não convém usar.

    Durante longos períodos né alguns remédios tem que sofrer adaptação né às vezes um não tá funcionando então vamos testar outro né assim que funciona exatamente Pois é então gente você que tá estão ouvindo eu quero dar para vocês o meu testemunho pessoal houve um tempo na minha vida eu sempre fui uma mulher que ora desde que eu tive meu encontro com o senhor Tive uma experiência de Novo Nascimento de transformação e cura diante de Deus Eu sempre tive uma vida de constância na presença de Deus de.

    Estar envolvida no relacionamento com o Senhor então eu sempre eu sempre faltei a minha vida pela oração pela leitura da palavra pela frequência na igreja pela comunhão com a igreja do Senhor seja a minha própria igreja seja a igreja do Senhor por onde eu vou ministrando mas houve um momento na minha vida em que eu estava orando estava jejuando estava lendo a bíblia e eu adoeci então assim eu tava vivendo um baque emocional muito grande.

    De um conflito familiar aquilo começou a me afetar desse jeito eu comecei a perceber isso o meu sono não era mais o mesmo o meu apetite não era mais o mesmo é eu tinha episódios de Ira ou de choro eu tava bem assim de repente eu começava caindo um choro um choro uma tristeza profunda né o meu marido pontuou por isso que você falou o importante é a família às vezes tem coisas que a gente que é negar mas a família percebe meu marido falou meu bem você não tá bem você não é assim você é uma pessoa alegre expansiva você dá você tem os.

    Seus episódios de tristeza mas daqui a pouco tudo vira e não tá sendo assim então nós fomos procurar um médico comecei a fazer terapia Eu faço até hoje né e teve um momento gente que teve que entrar o remédio entendeu graças a Deus porque entrou o remédio então muitas vezes fala assim Nossa tá tomando remédio porque não ora tá tomando remédio porque não jejua tá tomando remédio porque não crê em Deus eu posso testemunhar aqui não eu tava fazendo tudo isso eu tava vivendo um relacionamento com Deus é diante dele.

    Que eu derramava as minhas dores mas graças a Deus que teve gente perto de mim para falar assim Helena vamos procurar uma ajuda médica graças a Deus usei o remédio por cerca de nove meses melhorei fiquei bem foi desmamando aos poucos diminuindo aos poucos tô livre do remédio há anos Não precisei de voltar a tomar o remédio resolveu algumas pessoas não vão resolver eu conheci uma menina que é uma menina de Deus mas ela tem uma depressão crônica entendeu o organismo dela não produz uma substância que ela.

    Precisa produzir Então ela tem que tomar essa substância que não é propriamente um antidepressivo entendeu Mas ou seja ela precisa de um suporte de medicamentoso aí ela pega e teve um rompante de fé e largou os remédios quase que cortou os pulsos entendeu ela entrou no desespertão grande aí ela falou assim mas que tolice colocou um médico na minha vida Cristão sábio que me orienta Deus colocou a ciência meu serviço né eu oro para que ele me cure.

    Eu oro para que o senhor me cure porque ele é capaz de me curar mas ele pode me curar instantaneamente ou ele pode me curar através da Medicina então gente vamos parar de demonizar o que o que Deus nos deixou com ferramenta toda sabedoria que vem para o homem para ciência Não se engane todo Dom perfeito vem do Pai das Luzes é o que a Bíblia diz Todo conhecimento humano Deus é que dá para capacidade aos médicos né E talvez a gente precise hoje dos Remédios não sei porque nossa fé errada não sei o.

    Fato é que Deus proveu o nosso escape então pare de demonizar para mim foi uma grande benção me tirou de um poço realmente de angústia de dor e até hoje eu faço terapia eu acho que vou fazer ainda por um bom tempo que é entre esse processo de autoconhecimento porque a gente a gente está sendo ferido o tempo inteiro o tempo inteiro você tem que lidar com a dor a dor de ontem eu já Venci mas agora tem que vencer a dor de hoje então não vamos negar isso a gente vai para um rápido intervalo enquanto eu deixo vocês pensando sobre isso e vamos.

    Colocar as coisas dos seus devidos lugares tá bem a gente já volta Sai daí estamos de volta no nosso chá das quatro hoje falando sobre saúde mental feminina e a gente tava nos Bastidores aqui né No intervalo conversando entre a gente é a Isa levantou uma bola muito necessária que tipo de profissionais procurar no momento como esse porque nós chegamos a um acordo que é a depressão por exemplo é um é um problema mental e emocional que pode surgir apenas um tem tantos.

    Outros transtornos que podem se impor sobre nós mas a depressão é algo muito recorrente nos nossos dias né então ok a gente chegou a conclusão é o seguinte que a depressão é uma doença onde gente eu já falei isso aqui no primeiro bloco vou repetir o diabo é um inimigo baixo ele te golpeia onde você é frágil então se você está vulnerável emocionalmente mentalmente é aí que ele vai te sugerir então não foi o dia quando a pessoa tá depressiva não é um é o diabo que tá adoecendo Não mas ele é uma oportunista um parasita que se apropria de um.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yTREA7migT4

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem